Gravura Brasileira

Gravura Paulista

Gravura Paulista

De 8/1/2004 a 7/2/2004

Obras

Imprensa

Press Release

“GRAVURA PAULISTA”
exposição comemorativa aos 450 anos de São Paulo.

 

     


Local:
galeria Gravura Brasileira
rua Fradique Coutinho, 953, Vila Madalena.
telefones: 55.11.3097.0301 e 3097.9193
período de exposição: 08/01 a 07/02/2004
horários: segunda a sexta-feira de 10/18 hs. e sábado de 11/15 hs.
email: gravbrasileira@uol.com.br
site: http://www.cantogravura.com.br

A exposição:
A gravura sempre foi uma manifestação artística de grande expressão na cidade de São Paulo. O primeiro ateliê coletivo foi fundado no Horto Florestal na década de 30. Nos anos seguintes a gravura em São Paulo continua a ser feita e estudada nos ateliês de artistas como Lívio Abramo e Maria Bonomi que trabalharam juntos no Estúdio Gravura na década de 60. Atualmente, os artistas se reúnem em torno dos seus mestres nos ateliês do Museu Lasar Segall e SESC Pompéia onde Cláudio Mubarac e Evandro Carlos Jardim ensinam.

A exposição “Gravura Paulista” vai mostrar São Paulo de diferentes ângulos. Em parte da mostra a cidade aparece de forma explícita: nas gravuras de Marco Buti, detalhes da arquitetura são trabalhados sobre chapas de metal oxidadas, já na obra de Camilo Thomé as xilogravuras em preto e branco mostram vistas da cidade de forma dramática a la Goeldi. Mas também vamos ver gravuras de artistas que incorporam em seus trabalhos a vivência e o caráter paulistanos como em Evandro Carlos Jardim e sua visão sensível dos percursos cotidianos e José Roberto Shwafaty e suas fotogravuras que mesclam referências de ficção científica, quadrinhos e tecnologia.

Artistas participantes da mostra “Gravura Paulista”:
Arnaldo Battaglini, Ulysses Bôscolo de Paula, Marco Buti, Evandro Carlos Jardim, José Roberto Shwafaty, Augusto Sampaio, Carolina Lopes, Francisco Maringelli, Gregório Gruber, Hélio Vinci e Paulo Penna.


A Galeria:
Após a sua fundação em 1998, a Gravura Brasileira se tornou a mais importante galeria especializada em gravuras no Brasil. Com exposições periódicas de artistas jovens e consagrados, lançamentos de álbuns e livros de artista, intercâmbio com ateliês no Brasil e exterior, a galeria transformou-se em um centro de referência e peregrinação para amantes da gravura em todo o mundo.

Procuramos mostrar todas as tendências da gravura atual, desde o fazer mais tradicional às linguagens contemporâneas. A galeria iniciou sua participação em feiras internacionais em 2003 na ArtFrankfurt e já tem exposições agendadas para 2004 em Berlim e Amsterdam. Durante os meses de novembro e dezembro de 2003, a galeria organiza em Havana, Cuba, a mostra “Traços e Formas na Gravura Contemporânea Brasileira” com curadoria de Tereza de Arruda e Eduardo Besen. (www.gravuraemcuba.2y.net)

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE