Gravura Brasileira

Gravadores Mexicanos Contemporâneos

Gravadores Mexicanos Contemporâneos

De 18/3/2008 a 25/4/2008

Obras

“Gravadores Mexicanos Contemporâneos”
 

            

Com curadoria de Arcádio Vera a exposição “Gravadores Mexicanos Contemporâneos” reúne trabalhos de artistas de várias gerações da forte tradição gráfica mexicana. As obras contemplam as diferentes técnicas de gravura: xilogravura, gravura em metal, litografia e monotipia de artistas das cidades de Oaxaca e Cidade do México.
 
O artista Felipe Ehrenberg é o convidado especial desta mostra. Felipe foi adido cultural do México em São Paulo por seis anos e resolveu fixar residência na cidade após o término da sua atuação junto ao consulado. Ele participa com duas obras em que mostra uma série de imagens que versam sobre a morte, um tema recorrente em toda a história da arte mexicana.
 
Arcádio Vera é o curador e um dos artistas da exposição. Arcádio, nascido em 1978 é arquiteto de formação e estudou gravura, pintura e cerâmica com vários dos artistas que participam da exposição. O seu primeiro contato com a galeria Gravura Brasileira aconteceu em 2004 durante uma exposição no Instituto de Arquitetos do Brasil.

artistas participantes:

Felipe Ehrenberg
Mario Palácios
Patricia Alvarez
Demián Flores
Miguel Castro Leñero   
José Castro Leñero                   
Nunik Sauret
Francisco Castro Leñero
Claire Lippmann
Ilse Gradhwool
Irma Palácios
Guillermo Olguin
Arcádio Vera



A galeria Gravura Brasileira exerce um importante papel cultural por meio de vários intercâmbios de artistas e exposições. Esta exposição é parte do programa de intercâmbio iniciado com a exposição “Brazilian Contemporary Printmakers” realizada em outubro de 2007 em Nova Iorque.

Em 2008, esta mostra de gravura Brasileira será vista no "Hillyer Art Space" em Washington DC nos EUA (07 de março a 25 de abril), no "Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca” (5 de maio a 15 de junho) e na "Fundación Sebastian" na Cidade do México (10 de julho a 10 de agosto).

A exposição em Oaxaca comemora os 20 anos do Instituto de Artes Gráficas fundado pelo pintor e gravador Francisco Toledo, um dos maiores nomes da arte mexicana atual.

As exposições em Washington e no México têm o apoio da embaixada do Brasil e o catálogo da exposição foi patrocinado pela Fundação Stickel e pelo Centro Universitário Belas Artes.

A exposição em São Paulo tem o apoio do Consulado do México.

 
 Abertura: 18 de março, terça-feira, 19 às 22hs.
Exposição: 18 de março a 25 de abril de 2008.
Local: GRAVURA BRASILEIRA
Rua Fradique Coutinho, 953, Vila Madalena, ao lado da livraria da Vila
Fones: 3097.0301 e 3097.9193

Copyright Gravura Brasileira

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada

site produzido por WEBCORE