Gravura Brasileira

Cartografias Poéticas

Cartografias Poéticas

De 3/4/2000 a 28/4/2004

Obras

CARTOGRAFIAS POÉTICAS
 

     



1. apresentação
2. organização do evento
3. artistas participantes

1. C A R T O G R A F I A S p o é t i c a s

Cartografias poéticas apresenta, através de imagem e texto, a performance de 12 artistas gravadores e um poeta que se uniram, em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, para publicar uma coletânea de gravuras e texto poético, a ser lançada em Mostra Itinierante.

Prevista para acontecer como um evento, compreende lançamento de uma publicação gráfico-poética e mostra de gravuras em diferentes formatos que revelam, na poética de cada artista, a diversidade do fazer gráfico na atualidade. Também no que se refere à escolha técnica, embora prevaleça a liberdade expressiva de cada artista, a busca maior é pela interatividade da linguagem, resultado do enfrentamento aos desafios por ela propostos. Decorrentes da tradição ou de novas tecnologias a procura é sempre por uma visão de mundo renovada pelas perspectivas contemporâneas.

Da tradição: o conhecimento e a técnica - permitiu a humanidade grandes avanços e descobertas que alteraram substancialmente as manufaturas tecnico-material e o substrato intelectual do fazer. As estratégias que se seguiram para todas as áreas do conhecimento, traduzem, hoje, uma perspectiva mais ampla em que este conhecimento dissimulado pelos meios mais complexos da tecnologia moderna dependem, entretanto, de um componente mais e mais indispensável: a imaginação criadora - particularizada pelo olhar sensível daquele que produz e comunica à civilização contemporânea.

A sociedade a que pertencemos, altamente contaminada por uma rede tecnicista e normativa, encontra em suas formas expressivas mais autênticas, ou seja, na cultura regional, a possibilidade única de fugir a uma equalização global, preservando, desta forma, a integridade de suas diferenças.

Apoiados nas diferenças e peculiaridades individuais, se quer, neste momento, desvelar à contemporaneidade, a resultante gráfica deste pequeno agrupamento artístico que, ao longo de uma tradição gráfica, deixará, também, as suas marcas.


2. C A R T O G R A F I A S p o é t i c a s

organização do evento:

2.1 - publicação
_ abrange gravuras de 11 artistas gravadores e texto poético, publicados para uma coletânea reunida em um suporte próprio.

2.1.1 - com suporte para coletânea
_ deve conter as 12 gravuras com encartes individuais, envelopadas, organizadas e reunidas em uma estrutura (tipo caixa) que as contenha, enumeradas de acordo com a edição correspondente.

2.1.2 - com encartes independentes
_ compreende gravuras nomeadas H.C. para apreciação fora do álbum, apresentação na exposição.

2.2 - mostra
Conta com o lançamento da coletânea Cartografias poéticas e apresentação de outras gravuras, independentes da coletânea, dos 11 artistas gravadores que tomam parte, tanto na mostra quanto na publicação.

2.2.2 - locais e data

Lançamento do álbum Cartografias poéticas: GRAVURA BRASILEIRA
al. Gabriel Monteiro da Silva, 1325 - São Paulo - fone:(11) 881-8484
dia 01 de abril de 2000 - abertura às 11:00 h
período da mostra: 03/04 a 28/04/2000

Mostra Cartografias poéticas : Espaço de Exposições Eugenie Villien - Faculdade Santa Marcelina: rua Dr. Emilio Ribas, 89 - Perdizes - São Paulo - fone: (11) 826-9700
dia 03 de abril de 2000 - abertura às 20:00 h
período da mostra: 04/abril a 30 de abril de 2000


3. C A R T O G R A F I A S p o é t i c a s

artistas participantes

Ana Kalassa
Angela Rolin
Augusto Sampaio
Evany Cardoso
Francisco J. Maringelli
George R. Gutlich
Helena Freddi
Jacques Jesion
Léa Soibelman
Maria Leonor Décourt
Salete Mulin

Copyright Gravura Brasileira 2008

Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes, São Paulo, SP - Tel. 11 3624.0301 / 3624.9193
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 10h00 às 18h00 e Sábado: 11h00 às 13h00

site produzido por WEBCORE