De 17/12/2011 a 25/1/2012
De 17 de dezembro a 25 de janeiro de 2012
VENTO NORTE
gravura contemporânea na Amazônia

![]()
Alexandre Sequeira
Armando Sobral
Elaine Arruda
Eliene Tenório
Jocatos
Pablo Mufarrej
Ronaldo Moraes Rêgo
Véronique Isabelle
VENTO NORTE
Gravura contemporânea na Amazônia
Esta coletiva celebra conquistas significativas: faz dez anos que um grupo determinado de artistas e estudantes universitários reuniu-se para criar um atelier público de gravura em Belém, motivado pela necessidade de praticar e ensinar essa modalidade artística para adultos, jovens e adolescentes, na sua grande maioria de baixa renda ou provenientes de escolas públicas. Tem sido um tempo de construção em que a Galeria Gravura Brasileira esteve aberta a esse esforço e acolheu a produção que começava a chegar daquele ponto longínquo. Desse movimento inicial aos dias de hoje completa-se um ciclo importante de preparação e de permanência do trabalho com a criação do coletivo Atelier do Porto.
A gravura na região amazônica destaca-se com a produção que surge na última década no estado do Pará, principalmente em Belém. O que não significa validar sua importância somente a partir desse período; seria uma injustiça com Valdir Sarubbi, Ronaldo Moraes Rêgo e Jocatos, grandes artistas responsáveis em manter viva essa tradição. Foi o surgimento de uma nova geração de excelentes gravadores preocupados em trabalhar de maneira colaborativa e em diálogo com a tradição da gravura brasileira, reconhecendo-a e integrando-se a ela, que talvez tenha sido a maior contribuição de todos esses anos de persistência – anos, diga-se de passagem, ainda germinais.
De fato, podemos assegurar que existe uma gravura na Amazônia capaz de afirmar-se no cenário contemporâneo - os trabalhos falam por si. Contudo, vale a pena penetrar um pouco mais nas obras presentes e perceber os desafios impostos aos métodos de trabalho com a gravura em metal verificados, por exemplo, em Elaine Arruda, Pablo Mufarrej e Ronaldo Moraes Rêgo; as expansões que definem outros campos da linguagem com o emprego das novas mídias - limites explorados nas estampas numéricas de Alexandre Sequeira e Véronique Isabelle - e a liberdade como Jocatos e Eliene Tenório incorporam signos identificados com o universo feminino e suburbano, sem perder de vista as qualidades que são peculiares ao meio gráfico.
As obras presentes trazem o vento úmido e contaminado dos portos do Norte, que nos alimentam por séculos com sinais vivos da ancestralidade. Lugar, este, sentido e compartilhado.
Armando Sobral
Brasília, dezembro de 2011
SÉRIE TEMPO - PABLO MUFARREJ
Pablo Mufarrej, 29 anos, é artista e professor formado pela Universidade Federal do Pará. Por seis anos ministrou oficinas de desenho e gravura na Fundação Curro Velho (2001/2008) e produziu ilustrações para o projeto Central Ciência - Museu Emilio Goeldi. Hoje atua como professor na rede estadual de ensino e membro do Coletivo Atelier do Porto (Belém-PA).
Participou como artista convidado em exposições coletivas no Pará, São Paulo, Alemanha e França; Em dezembro de 2007, montou sua primeira exposição individual, “Lugar-Comum”, na sala Antonieta Santos Feio do Museu de Arte de Belém – Mabe. A mostra foi fruto da bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará - IAP de 2007, com o projeto “Circular: Trajetos imaginários sobre a Paisagem de Belém”. Foi premiado em diversos salões de arte do Pará (2º Lugar na mostra "Primeiros Passos" – Ccbeu em 2004; 3º Grande Prêmio do salão "Arte Pará" em 2005; Prêmio Especial Graça Landeira no "13º Salão Unama de Pequenos Formatos" em 2007) e também possui diversas obras em acervos (Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Fundação Rômulo Maiorana, Casa da Memória – Unama, Galeria Gravura Brasileira – SP, Museu de Arte de Belém – Mabe e Museu Casa das 11 janelas)
Currículo da série Tempo
• XVème Biennale Internationale de La Gravure de Sarcelles; Sarcelles /França - 19/11/2011 a 04/12/2011
• Coletiva de gravura brasileira e francesa na bibliothèque de Lyon 2, organizada por Christelle Jaffelin. Lyon- França. 10/2011
• Olhares Cruzados Sobre a Natureza na Gravura Francesa e Brasileira, Ano da França no Brasil, Museu Casa das 11 janelas, Belém /PA, 2009. (mostra itinerante Belém, Brasília e França);
• Gravura no Pará - Acervo, Casa das Onze Janelas, Belém/ PA. 2008
• Mario Gruber e a metafísica dos planos: outros portos, Galeria do CCBEU, Belém /PA, março 2008.
• Forma Gravada, mezanino do café sol, Belém /PA 2008.
• Exposição coletiva Gravura do Pará, Galeria Gravura Brasileira – SP, 2007.
Dados Técnicos
Artista: Pablo Mufarrej
Titulo: Série Tempo, (2006 / em construção)
P.e (Prova de Estado) Nesta série a prova é aspecto fundamental de seu conceito. Seu original é sempre 1/2 ou 2/2. Mudanças na matriz e na cor são acrescentadas na hora da reimpressão de cada gravura, modificando sempre o resultado final da imagem a ser reimpressa. Seu original carrega aspectos únicos, tanto na escolha dos procedimentos técnicos quanto na fatura final que ele apresenta.
Técnica: Gravura em Metal
Procedimentos: Água Forte ( ) Água Tinta ( ) Ponta Seca ( ) Maneira negra ( ) Buril ( ) Roletes ( )
Gravura impressa em:
1-Papel para Gravura em Metal: Hahnemühle gramatura 300
2-Impressas com procedimentos manuais através de uma prensa para gravura em metal Com as Tintas: Charbonnel e Gamblim;.

Rua Ásia, 219, Cerqueira César, São Paulo, SP - CEP 05413-030 - Tel. 11 3624.0301
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 12h00 às 18h00 ou com hora marcada